3º Kanduna Puri, evento de cultura indígena, acontece no dia 26 de abril
Atividades serão realizadas na Praça Silviano Brandão
Publicado em 03/04/2025 16:50
Na tarde de 26 de abril, sábado, será realizada a terceira edição do Kanduna Puri, evento promovido pela Secretaria Municipal de Cultura, Eventos, Turismo e Juventude da Prefeitura de Viçosa, em parceria com o Movimento de Retomada Puri Uxo Txori. A iniciativa acontece em referência ao Dia dos Povos Indígenas, celebrado nacionalmente em 19 de abril. Pelo terceiro ano consecutivo, o encontro busca dar visibilidade, reconhecer e valorizar a cultura indígena, com ênfase na tradição do povo Puri, originário da Zona da Mata Mineira.
O 3º Kanduna Puri acontece na Praça Silviano Brandão, a partir das 13h. A programação será oficialmente aberta ao redor de uma fogueira, com Kanaremunde, ritual que envolve rezos aos ancestrais Puri e encantados, marcando a recepção das lideranças e do público presente. Em seguida, será apresentado o Protocolo Biocultural da Zona da Mata Mineira Uxo Txori, documento que reúne saberes sobre as bênçãos, a alimentação, o cultivo, os cuidados com a saúde e o uso de ervas medicinais do povo Puri, preservando suas memórias e histórias.
Já às 15h, será exibido o documentário “Axe Tatak”, produzido pela Juventude Puri Uxo Txori, que aborda as tradições e a cultura desse povo. Logo após a sessão, haverá um espaço dedicado ao debate sobre o filme.
Assim como nas edições anteriores, a programação do Kanduna Puri de 2025 contará com uma mesa de partilha, oferecendo comidas típicas da alimentação Puri e promovendo troca de plantas. Reafirmando os valores de coletividade, sustentabilidade e respeito ao meio ambiente, os organizadores convidam os participantes a levarem um alimento natural para compartilhar, além de mudas, sementes e um copo ou caneca, contribuindo para a redução do lixo gerado durante o evento.
3º Kanduna Puri - Programação (26/04/2025 - sábado)
na Praça Silviano Brandão
13h - Abertura oficial - Kanaremunde
14h - Apresentação do Protocolo Biocultural da Zona da Mata Mineira Uxo Txori
15h - Exibição do documentário
17h - Debate sobre o filme
18h - Mesa de Partilha
19h - Encerramento
por DCM